abdominoplastia

Fortaleza

  • Abdome flácido?

  • Com estrias?

  • Pele em excesso?

 

A abdominoplastia pode ser para você!!!

Todo mundo quer ter um abdome chapado. Infelizmente, embora possamos reduzir a gordura abdominal com dieta e exercícios, estes pouco podem fazer para enfrentar flacidez, excesso de pele e músculos que não estão mais tensos. Uma abdominoplastia pode dar um contorno corporal mais harmônico com recuperação da autoestima. Ela  remove o excesso de gordura e pele e restaura os músculos debilitados ou separados, criando um perfil abdominal mais suave, mais firme e com acinturamento. 

 

Título Pequeno

quem pode fazer uma abdominoplastia?

Homens e mulheres podem se beneficiar da abdominoplastia.

A pele é elástica e resiliente, mas há um ponto em que, se esticada demais, ela não vai se recuperar do estado anterior. Isso pode acontecer quando o abdome é esticado por gravidez ou ganho de peso maciço (e perda subseqüente), deixando você com pele flácida ou com uma "gordurinha" saliente (a conhecida "pochete"). Deve-se deixar claro que a abdominoplastia não é uma cirurgia para emagrecer!!! Ela é um procedimento de contorno corporal e é destinada a pessoas com peso saudável e estável. Tal como acontece com qualquer procedimento cirúrgico, os candidatos devem estar com boa saúde e sem complicações médicas graves. As mulheres precisam ter certeza de que não irão mais engravidar, pois isso irá acabar com os resultados da cirurgia.

como é feita a abdominoplastia?

 

A técnica consiste na correção do afastamento dos músculos abdominais, com retirada do excesso de pele e gordura que se concentram no abdome inferior. Ela trata a flacidez e o excesso de pele. Pode ser associada a lipoescultura e enxertia de gordura em regiões de depressão do corpo gerando um resultado ainda mais completo. 

É realizada uma incisão horizontal entre o púbis e o umbigo. Após essa incisão, descola-se e levanta-se o tecido de pele e gordura abdominal. Então, realiza-se a plicatura dos músculos retoabdominais. Uma vez realizada a plicatura, puxa-se a pele e o excesso de pele e gordura é cortado. Normalmente, se consegue dar uma nova forma ao umbigo. 

  • Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;]

  • Anestesia: geral ou bloqueio regional (peridural) com sedação;

  • Tempo cirúrgico: 2 a 3 horas; 4 a 5h se associada com lipoescultura (minha rotina) 

  • Tempo de internação: 24 horas;

  • Drenos: não utilizo (somente em raras exceções);

 

recuperação

Haverá dor e inchaço por alguns dias após sua cirurgia, que irá melhorar com o passar do tempo. Geralmente, o paciente deve ficar afastado do trabalho por, pelo menos, 1 mês. Qualquer atividade extenuante só poderá ser realizada após seis semanas. Você receberá instruções detalhadas sobre como lidar melhor com a sua recuperação. Sua abdominoplastia ficará ótima durante um longo período, desde que você mantenha um peso saudável e siga algum tipo de rotina de exercícios. O ganho de peso pode acabar com os resultados da cirurgia, por isso a importância da dieta balanceada e exercícios regulares.

  • Desconforto: moderado nos primeiros 7 dias;

  • Suporte: cinta modeladora por 90 dias; 

  • Drenagem linfática: no 10o. dia de pós-operatório. Mínimo de dez sessões.

  • Recuperação: 30 dias para a maioria das atividades, inclusive dirigir;

  • Alterações de sensibilidade: temporária em todo o abdome e que vai melhorando com o passar do tempo.

  • Resultado: a maior parte de inchaço melhora em 30 dias, mas perdura por 3 a 4 meses. Resultado final após um ano.

Procedimentos relacionados

Os resultados da abdominoplastia podem ser complementados com outros procedimentos:  

perguntas frequentes

 

 

a cicatriz da abdominoplastia é muito grande?

Isso depende da quantidade de pele e gordura que é necessário retirar. Normalmente, ela vai de ponta a ponta do abdome inferior. Porém, essa cicatriz fica escondida na marca do biquini.

não tive filhos ainda. posso fazer a abdominoplastia?

 

Sim. Não há contraindicação de se fazer a abdominoplastia antes de a mulher engravidar. Porém, deve ser explicado que se a paciente engravidar, ela vai perder o resultado da cirurgia já que haverá esgaçamento dos músculos que haviam sido corrigidos na abdominoplastia e voltará a ter excesso de pele e flacidez após a gravidez. Por este motivo, orientamos as pacientes a realizarem esse procedimento apenas quando não desejarem mais ter filhos. 

 

quanto tempo após a gravidez, posso fazer a abdominoplastia?

Orientamos a esperar pelo menos 6 meses após o fim da amamentação para realizar o procedimento. É exatamente após esse tempo que os hormônios da gravidez terão voltado ao normal e o útero terá regredido completamente ao tamanho de antes da gravidez. 

como sei se preciso me submeter a uma abdominoplastia ou apenas a uma lipoescultura?

Essa é uma dúvida bastante comum no consultório. Em geral, se você tiver flacidez e excesso de pele no abdome, somente a abdominoplastia resolverá esse problema. Se o seu caso for apenas gordura localizada, estará indicada a lipoaspiração. Porém, o diagnóstico correto só poderá ser feito após uma avaliação completa com o Dr. Érico Brasil durante a consulta médica. 

Gostaria de fazer uma miniabdominoplastia. como saber se tenho indicação?

A avaliação feita através de um exame físico completo durante a consulta médica determinará a indicação da cirurgia que resolverá o seu caso. Em geral, se você tiver flacidez e excesso de pele apenas na região abaixo do umbigo, a conhecida "pochete", terá a indicação de fazer o miniabdomen. Dito isto, fica bastante claro que a maioria das pacientes quando apresentam flacidez, possuem em todo o abdome e, que, portanto, necessitam da abdominoplastia clássica. Já aquelas que possuem flacidez apenas na região abaixo do umbigo, se beneficiarão da miniabdominoplastia e, portanto, terão uma cicatriz menor. Essas pacientes geralmente são aquelas que não tiveram filhos ainda. Porém, como falado antes, o diagnóstico correto só poderá ser feito após uma avaliação completa com o Dr. Érico Brasil durante a consulta médica. 

Gostaria de saber sobre o miniabdomen ampliado. quais são as indicações?

A técnica da miniabdominoplastia ampliada é desconhecida da maioria dos pacientes, e, até mesmo, de muitos cirurgiões plásticos. Essa técnica é indicada para aqueles pacientes que possuem flacidez na região abdominal, principalmente na região superior do abdome, porém não tem excesso de pele e flacidez suficientes para fazer uma abdominoplastia clássica. O miniabdomen ampliado também pode ser indicado nos pacientes que têm o umbigo alto e que necessitam baixar o umbigo. Porém, o diagnóstico correto só poderá ser feito após uma avaliação completa com o Dr. Érico Brasil durante a consulta médica. 

tenho medo de fazer a cirurgia. é seguro?

Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, o Dr. Érico Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ele durante a consulta.

  • Grey Instagram Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
© 2020 -  Dr. Érico Brasil  - CRM 12347 - RQE 8609 | Cirurgia Plástica - Estética | Fortaleza - Ceará